
Revenue Management
Henrique Henriques – Formador
Proprietário do Alamal River Club. Gesthouse na praia do Alamal, no rio Tejo, Gavião, Alentejo, Portugal.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica pelo ISLA Lisboa e Mestre em Gestão e Direcção Hoteleira pela ESTHM- IPLeiria.
Professor no Mestrado em Gestão e Direcção Hoteleira – ESGHT – Universidade do Algarve.
Gestor de Formação na EFTH Açores em São Tomé e Príncipe, projecto para inauguração do novo hotel em 2017 na Ilha do Príncipe. 5 áreas operacionais, 5 cursos, 4000 horas de formação. 80 alunos. Recepção, Restaurante, Cozinha, Bar, Serviço de limpeza.
Especializações: Revenue Management e Comércio Eletrónico; Vendas online; Gestão Hoteleira.
Objetivos Específicos
No final da intervenção formativa os formandos estarão dotados de competências pessoais e técnicas no âmbito do Revenue Management. Assim, este curso visa capacitar os participantes de:
- Conhecimentos de gestão ligados às novas tendências de vendas no setor hoteleiro;
- Competências técnicas que permitam maximizar as receitas em contexto de empreendimento turístico.
Objetivos Gerais
Este curso visa contribuir para o aumento de proficiências dos profissionais do sector da hotelaria que pretendam exercer funções de Revenue Manager
Conteúdos Programáticos
- Fundamento e princípios de Yield e Reveneu Management
- Recolha, análise e tratamento de dados
- Benchmark, Pricing e segmentação
- Indicadores de gestão hoteleira RevPar (revenue per available room) e RevPash (revenue per available seat hour) Copar (Cost operations per available room) Copor (Cost operations per occupied room) ADR (Average daily rate) e Goppar (Gross operations profit per available room)
- Princípios de Gestão e marketing aplicados ao Revenue Management
- Boas práticas
- Paridade e suas implicações
- Distribuição on-line e sua segmentação
- Tipos e cálculo de tarifas
- Web-marketing e novas tendências
- Ferramentas e extranets – Prática Operacional
- A implementação de uma metodologia de revenue management
Modalidade da Formação
Formação à Distância
Destinatários
Destinado a todos aqueles que pretendam adquirir e atualizar conhecimentos na área da maximização das receitas aplicada ao sector da hotelaria e turismo.
Duração
16 Horas
Metodologia do Curso
A metodologia é eminentemente direcionada para as questões operacionais, desenvolvendo-se dinâmicas específicas de forma a que se crie uma ligação entre os conteúdos formativos ao desempenho da função. Os métodos e técnicas aplicadas à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. A metodologia utilizada permitirá uma atualização de conhecimentos, bem como, a troca ativa de diferentes experiências.
Recursos Didáticos
O material pedagógico de apoio ao curso é de tipologia diversificada: documentação escrita, material audiovisual, material informático e suportes de apoio desenvolvidos pelo formador com a monitorização da Entidade Formadora.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação dos formandos será baseada nos na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados. O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final. A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objetivos da formação.
Avaliação da Formação
A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.
Certificação da Formação
Aos formandos que concluírem a formação com aproveitamento será entregue o respetivo Certificado de Formação.
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