Revenue Management

Revenue Management

 

Henrique Henriques – Formador

Proprietário do Alamal River Club. Gesthouse na praia do Alamal, no rio Tejo, Gavião, Alentejo, Portugal.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica pelo ISLA Lisboa e Mestre em Gestão e Direcção Hoteleira pela ESTHM- IPLeiria.

Professor no Mestrado em Gestão e Direcção Hoteleira – ESGHT – Universidade do Algarve.

Gestor de Formação na EFTH Açores em São Tomé e Príncipe, projecto para inauguração do novo hotel em 2017 na Ilha do Príncipe. 5 áreas operacionais, 5 cursos, 4000 horas de formação. 80 alunos. Recepção, Restaurante, Cozinha, Bar, Serviço de limpeza.

Especializações: Revenue Management e Comércio Eletrónico; Vendas online; Gestão Hoteleira.

 

Objetivos Específicos

No final da intervenção formativa os formandos estarão dotados de competências pessoais e técnicas no âmbito do Revenue Management. Assim, este curso visa capacitar os participantes de:

  • Conhecimentos de gestão ligados às novas tendências de vendas no setor hoteleiro;
  • Competências técnicas que permitam maximizar as receitas em contexto de empreendimento turístico.

Objetivos Gerais

Este curso visa contribuir para o aumento de proficiências dos profissionais do sector da hotelaria que pretendam exercer funções de Revenue Manager

 

Conteúdos Programáticos

  • Fundamento e princípios de Yield e Reveneu Management
  • Recolha, análise e tratamento de dados
  • Benchmark, Pricing e segmentação
  • Indicadores de gestão hoteleira RevPar (revenue per available room) e RevPash (revenue per available seat hour) Copar (Cost operations per available room) Copor (Cost operations per occupied room) ADR (Average daily rate) e Goppar (Gross operations profit per available room)
  • Princípios de Gestão e marketing aplicados ao Revenue Management
  • Boas práticas
  • Paridade e suas implicações
  • Distribuição on-line e sua segmentação
  • Tipos e cálculo de tarifas
  • Web-marketing e novas tendências
  • Ferramentas e extranets – Prática Operacional
  • A implementação de uma metodologia de revenue management

Modalidade da Formação

Formação à Distância

 

Destinatários

Destinado a todos aqueles que pretendam adquirir e atualizar conhecimentos na área da maximização das receitas aplicada ao sector da hotelaria e turismo.

 

Duração

16 Horas

 

Metodologia do Curso

A metodologia é eminentemente direcionada para as questões operacionais, desenvolvendo-se dinâmicas específicas de forma a que se crie uma ligação entre os conteúdos formativos ao desempenho da função. Os métodos e técnicas aplicadas à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. A metodologia utilizada permitirá uma atualização de conhecimentos, bem como, a troca ativa de diferentes experiências.

 

Recursos Didáticos

O material pedagógico de apoio ao curso é de tipologia diversificada: documentação escrita, material audiovisual, material informático e suportes de apoio desenvolvidos pelo formador com a monitorização da Entidade Formadora.

 

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação dos formandos será baseada nos na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados. O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final. A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objetivos da formação.

Avaliação da Formação

A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.

 

Certificação da Formação

Aos formandos que concluírem a formação com aproveitamento será entregue o respetivo Certificado de Formação.

 

Entidades