Social Media Content Strategy

Ver Brochura Mobile
Mobile

 

Ver Brochura Desktop
Desktop

 

Maria Pereira

Formadora

 

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing.
Especialização em neuro marketing pela Copenhagen Business School
Certificada em Programação Neuro Lingusitica
Inicia o seu percurso profissional na área comercial de uma trading portuguesa do sector do calçado.
Desde 2013- Fundou a e coordena a Pixy Agency – uma agência que presta os mais variados serviços de Marketing e Comunicação para as pequenas e médias empresas.
Desde 2017 até ao momento – Formadora nas áreas de Marketing e Estratégia Digital, Comunicação e neuro marketing.
Colaborou com várias entidades, nomeadamente a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Associações Empresariais do Norte do País.
Em 2018 aceita o convite para ser coordenadora da Pós Graduação de Marketing Digital na Escola de Jornalismo do Porto, instituição onde também leciona as disciplinas de Marketing, Estratégia Digital e Branding.

 

ENQUADRAMENTO

No panorama atual de um mercado cada vez mais digital e mais disruptivo, um negócio sem uma estratégia de social media é como um navio sem leme.
Por ser um meio essencial para as empresas chegarem aos seus consumidores, uma estratégia de social media quando feita corretamente, mostra aos consumidores que a marca está ativa e focada na comunicação através dos canais e nos formatos preferidos do seu mercado alvo.
Para além de todos os benefícios mais imediatos, permite que as marcas cheguem a mais clientes, obtenham mais tráfego e mais envolvimento, criando uma marca memorável no imaginário dos seus clientes.
O IFA – INESP desenhou esta formação executiva tendo como foco principal preparar os gabinetes de marketing e comunicação com os conhecimentos práticos para aplicar na construção de uma estratégia
eficaz, através da definição de objetivos claros, canais e meios concretos e de resultados mensuráveis.

 

Objetivo Geral:

Dotar os/as formandos/as de ferramentas práticas que lhes permitam desenvolver estratégias e criar conteúdos de acordo com necessidades inerentes aos Social Media.

 

Objetivos Específicos:

No final desta intervenção formativa cada participante estará capacitado/a com as competências técnicas e pessoais necessárias a:
Compreender a estrutura e os passos essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia Digital de Conteúdo;
Entender o processo criativo do desenho de Buyer Personas;
Estruturar corretamente um calendário de conteúdos;
Conhecer as principais ferramentas de criação de conteúdos;
Dominar as temáticas no âmbito de Key Performance Indicators e Métricas, de forma a identificar a sua correta aplicabilidade.

 

ESTRUTURA & CONTEÚDOS

Criação de Conteúdos para Social Media – 4 horas teóricas com exemplos práticos

  • Canais Social Media – Conhecer e definir os melhores canais de acordo com a audiência
  • Digital Content Trends – Tendências e principais formatos de conteúdos para uma estratégia Digital
  • Toolbox – Principais ferramentas para criação de conteúdos
  • Calendarização de conteúdos – Como estruturar Planear Organizar um calendário de conteúdos para Social Media
  • Métricas e KPI’S – Monitorização e acompanhamento da estratégia Digital

 

Desenho de Personas + Definição de Mensagem + Calendarização – Na prática – 8 horas

  • Utilização das ferramentas do Guia de Marca para definição de Propósito, Promessa e Mensagem
  • Planeamento e Construção de Buyer Personas(Avatares)
  • Definição da mensagem + narrativa da marca paraas Buyer persona
  • Desenho, definição e criação de conteúdos
  • Utilizar aplicativos para criação + planeamento +estrutura/organização e gestão das campanhas digitais
  • Utilização de ferramentas e criação de conteúdos (posts, reels, vídeos, stories, podcast)
Estruturar uma campanha (funil de vendas) com Conteúdos de Social Media

 

Incluí guia Prático:

Para aplicação prática, através de exercícios. Ajuda a identificar e a criar os princípios orientadores para a conceção de uma estratégia de Marketing, nomeadamente:
Identificação do ADN da marca
  • Propósito
  • Missão
  • Valores
Definição do Posicionamento
  • Análise de mercado,
  • Identificação da concorrência
  • Público alvo
  • Buyer persona
E numa fase final a definição de
  • Objetivos de Awareness
  • Mantra da Marca

 

Certificação da Formação

Aos formandos que concluírem a formação com aproveitamento será entregue o respetivo Certificado de Formação.

 

Entidades