Gestão da Inteligência Emocional
Maria João Madeira – Formadora
Com Formação Superior em Gestão de Recursos Humanos é presentemente Mestranda no Mestrado em Ciências da Educação – Educação e Desenvolvimento Comunitário. Possui uma Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Especialização em Formação a Distância e está dedicada à Formação e Consultoria há cerca de 10 anos. Ligada concretamente ao sector da Hotelaria há 8 anos, tem desenvolvido o seu trabalho em Hotéis e Grupos Hoteleiros de referência em diversos contextos formativos nomeadamente, Gestão da Inteligência Emocional, Excelência no Atendimento, Comunicação Positiva, Relação Interpessoal, entre outros.
Desde sempre vocacionada para a área comportamental, encontrou na conceção e implementação de processos de formação de Desenvolvimento Pessoal – enquanto promotores de uma evolução emocional e cognitiva – a resposta para uma série de problemas operacionais através da concertação dos 3 saberes: saber, ser e fazer!
“Tu me dizes, eu esqueço. Tu me ensinas, eu lembro. Tu me envolves, eu aprendo.” Benjamim Franklin
Objetivo Geral:
Esta intervenção propõe introduzir as bases conceptuais e operacionais que permitam desenvolver as capacidades pessoais e interpessoais de Inteligência Emocional de forma a que os participantes na ação de formação consigam gerir e compreender as suas emoções e lidar com as emoções dos outros, percebendo que esta é uma das bases do desenvolvimento pessoal com evidentes repercussões em todas as dimensões das suas vidas.
Objetivos Específicos:
No final da formação os/as formandos/as estarão capacitados/as com competências técnicas e pessoais que lhes permitirão:
• Desenvolver o autoconhecimento e a reflexão sobre si: emoções e comportamentos;
• Identificar estados internos inibidores da inteligência emocional e refletir sobre como os ultrapassar;
• Gerir as emoções na relação com os outros;
• Administrar as emoções em prol da motivação e concretização de objetivos;
• Compreender as dimensões e competências da gestão emocional em todas as dimensões da vida.
Destinatários:
Pessoas que pretendam otimizar as suas emoções, gerindo-as de uma forma inteligente potenciando todas as dimensões das suas vidas.
Modalidade e Forma de Organização da Formação
Outra Formação Profissional. Formação e-learning, 100% síncrona promovendo a interação permanente entre formandos(as)/formador(a) e privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens.
Requisitos
Competências básicas de informática na ótica do utilizador;
Computador com WebCam;
Ligação à Internet.
Carga Horária
16 horas
Conteúdos Programáticos
Emoções
• Emoções VS Sentimentos
• Tipos de Emoções
• Emoções de Fundo
• Propósito das Emoções
Inteligência
• Tipos de Inteligência
• A inteligência emocional: conceito e importância
• Modelo de Daniel Goleman
Competências Intrapessoais e Interpessoais
Razão/Emoção
Gestão dos Estados Emocionais
Aplicabilidade e desenvolvimento da Inteligência Emocional
• Avaliação das competências individuais de IE;
• Ansiedade/Preocupação/Depressão VS Clareza/Objetividade/Positivismo
• Fatores intrapessoais e interpessoais da inteligência emocional;
Impacto do desenvolvimento da inteligência emocional
Projeto de Intervenção Individual
Entidades